Saúde de Londrina amplia oferta de antibiótico gratuito para crianças
O medicamento é eficaz para tratar infecções bacterianas em crianças de três meses a 12 anos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina oficializou a incorporação da amoxicilina + clavulanato de potássio para suspensão oral pediátrica (250mg/5ml + 62,5mg/5ml) à Relação Municipal de Medicamentos (REMUME).De acordo com a secretaria, esta medida amplia o acesso gratuito a um antibiótico fundamental e eficaz para tratar infecções bacterianas em crianças de três meses a 12 anos, fortalecendo o cuidado na Atenção Primária.
Agora, o medicamento poderá ser obtido pela comunidade diretamente em todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, nas zonas urbana e rural, e não somente aos pacientes atendidos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), único local que ofertava o remédio até então. Para o acesso, será necessário apresentar a receita médica ou odontológica, respeitando a faixa etária indicada e demais critérios clínicos.
A amoxicilina + clavulanato é utilizada para tratar infecções como otites, sinusites e pneumonias, que são altamente prevalentes na infância. Quando não tratadas, adequadamente, estas infecções podem evoluir para quadros graves. O município recebeu a carga nesta segunda-feira (12), e as UBSs estão sendo abastecidas, com previsão de disponibilizar o produto a partir desta quarta-feira (14). A aquisição ocorre junto ao Consórcio Paraná Saúde.
Conforme a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), da SMS, após a incorporação do medicamento à relação oficial, o impacto financeiro anual referente aos gastos para sua oferta será de R$ 1,5 milhão, aproximadamente, com valor mensal de R$ 125 mil. O consumo total estimado poderá ser de 12.960 frascos por mês e até 155 mil em um ano.