Rolândia fecha o mês de março com 204 casos de dengue confirmados
Primeira semana de abril aponta 29 confirmações e registra queda de casos confirmados depois de seis semanas
A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou os números do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo os dados informados, em 2025, já foram notificados 2.024 casos com suspeita de dengue, sendo que 339 foram confirmados e 1532 foram descartados.
De acordo com o levantamento, o mês de março é responsável por 60% dos casos confirmados no ano, com 204 infecções. De acordo com Rafael André Ferreira Dias, diretor de vigilância em saúde de Rolândia, um dos motivos pelo aumento exponencial de confirmação, se dá pelo alto volume de chuvas e a alta temperatura nas últimas semanas.
Apesar do grande número de casos, Rafael ressalta que ações para combater a proliferação do mosquito têm sido feitas desde fevereiro, como conscientização da população, ação dos agentes epidemiológicos e mutirões de limpezas.
Com a queda de temperaturas previstas para o mês de abril, a expectativa é que o número de casos diminua e o município não precise entrar em epidemia deflagrada.
Caso o cidadão apresente febre alta, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, náuseas e vômitos, ou manchas vermelhas no corpo, é importante procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou o Pronto Atendimento 24h.