Programa de monitoramento Olho Vivo instala 150 câmeras em Londrina
O Governo do Estado vai ofertar os equipamentos por meio da Secretaria das Cidades
Londrina começou a receber 150 câmeras de monitoramento com Inteligência Artificial como parte do programa Olho Vivo, iniciativa do Governo do Estado realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná com aparelhos viabilizados por meio da Secretaria das Cidades.
Na fase 1 do programa, foram instaladas em Londrina 34 câmeras. Conforme o secretário de Cidades, Guto Silva, o projeto prevê a implantação de até 1,5 mil equipamentos em todas as regiões do Estado no primeiro trimestre deste ano.
Cerca de 430 câmeras provenientes desta etapa do programa estão em pleno funcionamento em todo o Paraná, que tem a intenção de formar uma muralha de segurança.
Desenvolvida para ampliar a efetividade das forças de segurança pública, uma plataforma integra câmeras inteligentes a softwares de reconhecimento de padrões, leitura automática de placas e sistemas de cruzamento de dados provenientes de diversas fontes, fortalecendo as estratégias de prevenção, investigação e combate ao crime.
Ainda de acordo com o secretário, na segunda fase do programa serão viabilizadas 20 mil câmeras e no total o Paraná terá 26,5 mil aparelhos operando de forma integrada com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais, aumentando a efetividade das ações das forças de segurança, que serão instaladas em lugares específicos.
A secretária de Cidades disponibilizou R$ 400 milhões a fundo perdido para a fase 2 do programa para que os municípios possam aderir ao Olho Vivo e adquirir os equipamentos.
O secretário destacou que com o programa, o Paraná pode se tornar referência em segurança.
A Londrina Iluminação é responsável por acompanhar a instalação da infraestrutura a partir da parceria entre município e Estado dentro do projeto municipal de Cidades Inteligentes e da fase 1 do Olho Vivo.