SEXTA, 24/10/2025, 11:49

Prefeitura convoca 52 novos servidores para reforçar serviços públicos essenciais

Profissionais atuarão em 13 secretarias e órgãos municipais, com destaque para Saúde, Educação e Meio Ambiente. Contratações devem ser efetivadas até janeiro de 2026

A Prefeitura de Londrina autorizou a convocação de 52 candidatos aprovados em diferentes concursos públicos para recompor o quadro de servidores de 13 secretarias e órgãos da municipais. Os editais de convocação foram publicados pela Secretaria de Recursos Humanos, com o objetivo de fortalecer áreas essenciais como Saúde, Educação, Meio Ambiente e Gestão Pública.

De acordo com Tiago Amaral, prefeito de Londrina, a convocação é um processo natural devido às saídas de servidores.

Na área da Saúde, nove profissionais foram chamados para atuar em unidades estratégicas, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Central de Regulação Médica, as Unidades de Pronto Atendimento e a Maternidade Municipal. A chegada de novos médicos permitirá que o hospital passe a oferecer analgesia durante o parto normal, ampliando a qualidade da assistência às gestantes. O SAMU, que recebe cerca de 600 ligações por dia e atende 21 municípios da região, também será reforçado com novos plantonistas, garantindo resposta mais ágil em casos de emergência.

As secretarias do Ambiente e de Agricultura e Abastecimento contarão com 10 novos servidores, entre engenheiros, arquitetos e técnicos de gestão pública. A medida vai acelerar os processos de licenciamento ambiental e auxiliar na descentralização do licenciamento pleno do município. Outras pastas, como Educação, Fazenda, Cultura, Governo e Planejamento, também receberão novos servidores, incluindo profissionais de nutrição, educação física, contabilidade e tecnologia da informação.

Amaral comemorou a reversão da decisão do Tribunal de Justiça que impedia o município de realizar a contratação de 26 engenheiros por meio de Processo Seletivo Simplificado.

Segundo o cronograma da Secretaria de Recursos Humanos, as perícias admissionais serão concluídas no próximo mês. A previsão é que todos os convocados iniciem as atividades entre dezembro e janeiro. Os editais com a lista completa de convocados e as datas para escolha de local de trabalho estão disponíveis no Portal da Prefeitura.

Por Paulo Andrade

Comentários