Prefeito de Londrina fala sobre redução do IPVA
Expectativa é que o município deixe de receber R$ 90 milhões
O Paraná terá o menor Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de todo o Brasil a partir de 2026. O anúncio do governador Ratinho Júnior, realizado no fim de agosto (20), confirmou que o estado terá uma redução de 45% na alíquota, de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal.
Vale lembrar que a medida vai beneficiar 3,4 milhões de proprietários em todo o estado.
Sobre essa redução do imposto (IPVA) lançado anualmente, que destina 50% para o município de emplacamento do veículo, o prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), destacou apoio à decisão do governador e reafirmou a importância do projeto para o bolso da população.
Por outro lado, haverá diminuição na arrecadação da prefeitura, algo próximo aos R$ 90 milhões, já que os valores do IPVA são utilizados para custear os gastos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte das cidades.
Atualmente, a frota tributada do Paraná é de 4,1 milhões de veículos, sendo que 3,4 milhões deles serão beneficiados com a redução – ou seja, quase 83% do total. Fazem parte desse grupo automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.