Prazo para rematrículas na rede estadual do Paraná termina nesta quarta-feira (15)
Processo deve ser feito diretamente pela internet, através da Área do Aluno, utilizando CPF e número de celular cadastrados
Encerra nesta quarta-feira (15) o prazo para duas etapas essenciais do processo de matrícula da rede pública estadual do Paraná: a rematrícula de estudantes que permanecem na mesma escola e as inscrições para o Processo Classificatório da Educação Profissional e dos cursos subsequentes.
De acordo com Jéssica Pieri,Chefe do Núcleo de Educação de Londrina, os procedimentos devem ser realizados preferencialmente pela Área do Aluno, utilizando CPF e número de celular cadastrados. O cumprimento do prazo é considerado fundamental para garantir a organização do próximo ano letivo, permitindo que as escolas planejem turmas, estrutura e atendimento de forma eficiente.
Para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental interessados em cursos técnicos integrados e concluintes do Ensino Médio que desejam ingressar em cursos subsequentes, a data final é a mesma, dia 15 de outubro.
A rede estadual oferece mais de 45 cursos técnicos gratuitos em diferentes áreas, como Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Turismo, Hospitalidade e Lazer, entre outras. As formações têm carga horária mínima de 800 horas.
Pieri ainda destaca que todo o processo de rematrícula será feito de forma digital, com os pais se deslocando até as escolas somente em casos de falta de acesso a internet. A ideia é facilitar o processo, trazendo mais agilidade, transparência e praticidade para estudantes e famílias.
A confirmação da matrícula exige a apresentação dos seguintes documentos, que podem ser anexados na plataforma ou entregues presencialmente a partir de janeiro de 2026:
- Comprovante de vacinação atualizado;
- Documento de identificação do estudante (RG e CPF);
- Certidão de nascimento;
- Documento com foto do responsável legal (para menores de idade);
- Comprovante de residência recente (emitido pela Copel ou Sanepar nos últimos dois meses).
Após esta etapa, o calendário segue com novas fases em novembro e dezembro, voltadas a estudantes que avançam de etapa escolar, vindos de outras redes, transferências e ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA).