TERCA, 16/12/2025, 11:09

Observatório de Londrina envia ofício à Câmara e pede esclarecimentos sobre projeto que aumenta cargos

O presidente da entidade manifestou indignação a proposta e vai acompanhar a votação nesta terça-feira (16)

O Observatório de Gestão Pública de Londrina manifestou preocupação e indignação com a tramitação em regime de urgência do projeto apresentado na Câmara Municipal de Londrina, que propõe a ampliação de cargos comissionados, com a criação de quatro novos cargos de Assessor Legislativo ligados à Presidência da Casa e o aumento de valores de cargos comissionados e funções gratificadas, gerando impacto permanente nas despesas com pessoal. O aumento estimado ultrapassa R$ 2,1 milhões anuais.

O presidente do observatório, Roger Trigueiros, criticou a urgência em que o projeto foi apresentado, e que um debate teria que ser realizado para apresentar o projeto, com um amplo diálogo com a sociedade.

O observatório vai estar presente na segunda votação do projeto, que acontece na tarde desta terça-feira (16), e não descarta a possibilidade de ingressar com uma Propositura de demanda judicial contra a proposta

Para o presidente, a proposta tem um impacto estrutural no orçamento público, incompatível com decisões apressadas, especialmente no período de fim de ano. O observatório protocolou requerimento formal questionando, entre outros pontos, a atual estrutura de cargos efetivos, comissionados e gratificados da Câmara Municipal, os valores pagos, os critérios técnicos que fundamentam a criação de novos cargos, a vinculação desses cargos à Presidência do Legislativo.

O Observatório também requer que seja disponibilizada, no site oficial da Câmara Municipal de Londrina, a relação completa de todos os cargos comissionados e funções gratificadas, com o nome, remuneração, gratificação ou salário e data de nomeação, como medida mínima de transparência e respeito ao cidadão.

 

Por Silvia Vilarinho

Comentários