Obras do Parque Industrial Buena Vista têm licitação aberta e investimento de R$ 18 milhões
Depois de 29 anos, condomínio na zona leste terá pavimentação e rede de drenagem completa
Uma espera de quase três décadas está próxima do fim para os empresários do Parque Industrial Buena Vista, localizado às margens da BR-369, próximo à Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), na zona leste de Londrina. A Prefeitura anunciou a abertura da licitação para as obras de infraestrutura completa do condomínio industrial.
O parque industrial conta com 196 lotes e, desde a sua implantação, sofre com a falta de pavimentação e de serviços básicos de infraestrutura. De acordo com Valdecir Moura, presidente da Associação dos Empresários do Parque Industrial Buena Vista, entre as demandas mais urgentes estão a pavimentação asfáltica, a rede elétrica e a segurança.
O prefeito Tiago Amaral detalhou o projeto executivo, que já está concluído, e explicou as tratativas feitas com o Governo do Estado para viabilizar os recursos necessários à obra. O investimento total está estimado em R$ 17 milhões e inclui pavimentação asfáltica de todo o parque, implantação da rede de drenagem pluvial, construção de calçadas e outras melhorias.
O valor já está garantido pelo Governo do Estado, por meio do Paranacidade. O restante será custeado pelos empresários, por meio da Contribuição de Melhoria, tributo aplicado quando uma obra pública resulta na valorização dos imóveis beneficiados. O pagamento poderá ser parcelado em até 72 vezes.
Para o secretário de Obras, Otávio Gomes, como algumas estruturas já possuem quase 30 anos, pouca coisa será reaproveitada.
Um estudo técnico da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) aponta que, após a conclusão das obras, os lotes do Parque Industrial Buena Vista devem ter uma valorização média de cerca de 30%.
A conclusão da obra está estimada em 18 meses após a escolha da empresa vencedora.