OAB Londrina convoca ato de conscientização neste sábado (6) contra violência de gênero
Cidade registra 3.243 novos casos em 2025. Mobilização no Calçadão integra campanha internacional pelo fim da violência contra mulher
Londrina enfrenta um aumento expressivo nos indicadores de violência contra a mulher. De janeiro a outubro de 2025, foram registrados 3.243 novos casos de violência de gênero, elevando para 6.432 o total de processos em tramitação na Justiça. No mesmo período, houve 3.723 pedidos de medidas protetivas, dos quais 2.035 foram concedidos.
O município também contabilizou cinco novos casos de feminicídio neste ano, um dos mais graves indicadores da escalada da violência. Os dados são do Painel Violência contra a Mulher, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e evidenciam o impacto local dessa crise que se repete em todo o país.
De acordo com o advogado Arthur Strozzi, conselheiro da OAB, a luta contra a violência de gênero é uma das pautas mais democráticas do país. Strozzi ainda reforça que a eficácia da lei Maria da Penha e afirma que em Londrina, para se obter uma medida protetiva, a média é de apenas três dias entre a solicitação e a decisão judicial.
Diante desse cenário, a OAB Londrina promove neste sábado (6), um ato público como parte da Campanha do Laço Branco, movimento internacional que convoca homens a se engajarem no enfrentamento à violência de gênero. A ação prevê a distribuição de materiais informativos e reforça o compromisso institucional de aproximar a advocacia da defesa dos direitos das mulheres e da cidadania.
Vítimas de violência doméstica, ou qualquer pessoa que testemunhe agressões contra mulheres, podem realizar denúncias por diversos canais. O Disque 180 funciona 24 horas e é a principal linha nacional de apoio. Em Londrina, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal atende pelo número 153, enquanto a Polícia Militar do Paraná pode ser acionada pelo 190.
Na cidade, há ainda a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, disponível pelo telefone (43) 3322-1633. O setor também recebe imagens, áudios e vídeos via WhatsApp.
O ato começa a partir das 9h, no Calçadão de Londrina.