Igor Tofalini disputa a Copa Brasil de Paracanoagem, em Curitiba
Medalhista em Paris 2024, paracanoísta londrinense usará o torneio como preparação para a Copa do Mundo, na Polônia, e o Campeonato Mundial, que será na Itália
A temporada 2025 vai começar de maneira oficial neste fim de semana para Igor Tofalini. O canoísta, que alcançou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, já está em Curitiba, onde disputa a Copa Brasil de Paracanoagem, que será realizada a partir desta sexta-feira (7) até domingo (9).
Tofalini encara a competição nacional como uma oportunidade para medir o desempenho individual, já que a medalha paralímpica conquistada em 2024 garantiu classificação para os campeonatos internacionais de 2025. Pela Seleção Brasileira de Paracanoagem, ele disputa a Copa do Mundo, que será em maio, na Polônia, e o Campeonato Mundial, que será em agosto, na Itália.
Campeão da Copa do Brasil em cinco oportunidades, o londrinense avaliou a importância da competição para se preparar visando o ciclo das Paralimpíadas de 2028, que será disputada na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Igor Tofalini está inserido na categoria VL2, que prevê competidores com mobilidade de braços e tronco no comando de uma canoa do tipo havaiana, ou Va'a como são conhecidas internacionalmente.
Ex-peão profissional, ele passou a viver sobre a cadeira de rodas após um acidente em um rodeio, em 2011. Em 2012, ele conheceu a canoagem e se tornou uma referência da modalidade em todo o planeta, o que acabou lhe rendendo o apelido de “Peão das Águas". No currículo, ele soma duas medalhas de ouro em mundiais, nos anos de 2018 e 2022.
Diferentemente de anos anteriores, Tofalini se prepara para as competições no “quintal de casa”. O centro de treinamentos em 2025 será o Iate Clube de Londrina. Nos últimos dias o atleta tem treinado junto com o bicampeão paralímpico ( ouro em Tóquio 2020 e Paris 2024) e amigo pessoal, Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”.
As provas eliminatórias e semifinais da Copa Brasil de Paracanoagem ocorrem no sábado (8) e as grandes finais estão previstas para o domingo (10). Além de Tofalini, mais nove integrantes da equipe Rema Londrina/ Iate Clube de Londrina/ FEL vão competir no torneio.