QUINTA, 11/09/2025, 13:02

Com tempo seco, Londrina registra umidade do ar de até 17%

De acordo com a Organização Mundial da Saúde quando a umidade do ar se encontra entre 12%% e 20% é considerado estado de alerta

Com o tempo bastante seco e há mais de três meses sem chuvas significativas, Londrina registrou baixa umidade relativa do ar. Nos últimos dias, o índice na cidade foi de 17% no período da tarde.  A Organização Mundial da Saúde recomenda que o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60% e 80%.

Quando o nível de umidade está entre 20% e 30% é considerado estado de atenção. Quando a umidade do ar se encontra entre 12% e 20% é considerado estado de alerta. E, abaixo de 12% de umidade no ar, é declarado estado de emergência.

De acordo com a agrometeorologista do IDR-PR, Ângela Beatriz, sem chuva, a umidade do ar vai ficando cada vez mais baixa. O tempo seco pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressecados.

Outra grande preocupação com a falta de chuvas é com o plantio de milho. Londrina não registra chuva significativa desde junho e com isso os agricultores enfrentam dificuldades com a falta de água no solo

Ainda de acordo com a agrometeorologista, não existe previsão de chuvas significativas para os próximos dias e para melhorar a situação, é necessário de chuva regular para molhar o solo.

De acordo com a previsão do tempo, nos próximos dias os termômetros devem registrar mais de 33°C.

Por Silvia Vilarinho

Comentários