SEGUNDA, 28/07/2025, 10:37

Após confusão entre torcidas organizadas, Polícia Militar fala em reavaliar uso do VGD

Uma briga entre torcedores antes da partida entre Londrina e CSA se estendeu para o centro da cidade no último sábado

Enquanto o Tubarão fez a alegria do torcedor dentro de campo no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) na noite de sábado (26), do lado de fora e pelas ruas da cidade as cenas foram de violência entre torcidas organizadas.

A Polícia Militar emitiu um comunicado detalhando a confusão e defendendo a reavaliação do uso do VGD para eventos esportivos. Seguindo a PM, fatores como as ruas estreitas do entorno do estádio e a proximidade com a Maternidade Municipal complicam medidas de contenção de tumultos no local.

De acordo com o comunicado da PM, a confusão do sábado começou antes do jogo, quando integrantes da Falange Azul, torcida organizada do Londrina, fizeram uma emboscada contra o comboio de torcedores do CSA-AL, que chegavam ao estádio com escolta policial.

Foram arremessadas pedras e outros objetos contra o comboio, e a polícia teve que usar munições de impacto controlado contra os torcedores do Londrina para evitar confronto.

Ainda segundo a PM, parte dos torcedores do time visitante descumpriram o acordo de passar por revista em frente ao 5º Batalhão da Polícia Militar, já que vários deles deixaram seus veículos no centro da cidade e seguiram direto para o estádio.

A PM detalhou que, depois de finalizada a partida, integrantes da torcida Falange Azul se espalharam por diversas ruas do Centro, com o objetivo de emboscar os torcedores do CSA, o que acabou acontecendo na rua Maranhão. A polícia precisou utilizar munição de impacto e até granadas de efeito moral para dispersar a confusão na região.

Segundo o Capitão Castro, da Polícia Militar, o comando do 5º Batalhão da PM defende que a utilização do VGD para eventos esportivos seja revista. As características do estádio e do entorno, segundo a PM, complicam as ações de controle de tumultos e também acabam favorecendo o encontro entre torcidas rivais.

Segundo o Capitão Castro, um relatório da operação realizada no sábado será encaminhado para as autoridades. Ele destacou que as ações violentas das torcidas organizadas colocam em risco os torcedores que vão ao estádio pacificamente para apreciar o futebol do Londrina.

O Tubarão voltou a mandar jogos no VGD em abril, com o início do Brasileirão da Série C. Até o último sábado, nenhum evento violento de grande expressão havia sido registrado em dias de jogos do Londrina no estádio.

A próxima partida em casa será disputada no Estádio do Café, no dia 10 de agosto, já que o VGD vai passar por uma manutenção no gramado com previsão de 30 dias de duração.

 

Por Fernando Bianchi

Comentários