SEGUNDA, 11/09/2017, 00:05

Uma polêmica vem dominando os profissionais da saúde de todo o país nos últimos meses: a liberação de três medicamentos derivados da anfetamina

As substâncias foram proibidas pela Anvisa há seis anos e têm entre seus defensores os endocrinologistas, que apontam os medicamentos como grandes auxiliares no tratamento da obesidade.

A lei que autoriza a produção, comercialização e consumo, sob prescrição médica, da anfepramona, do femproporex e do mazindol foi aprovada no fim de junho. E nesses quase três meses desde que passou no Congresso e foi sancionada, ela vem gerando muita polêmica entre entidades do setor e especialistas.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, por exemplo, se mostraram favoráveis à decisão do Congresso. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia elogiou a decisão dos deputados e o uso racional dos medicamentos. O Conselho Federal de Medicina também avaliou que foi um avanço importante. O endocrinologista londrinense Guilherme Marquezine avalia que os medicamentos são importantes no combate à obesidade e que muitos pacientes respondem bem ao tratamento, com baixo risco e grandes benefícios. Mas alerta para o uso indiscriminado deles por quem quer apenas emagrecer alguns quilos. Marquezine citou o mercado paralelo que existiu no país há alguns anos com a venda indiscriminada dos chamados inibidores de apetite.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que proibiu os medicamentos em 2011, e organizações como o Instituto de Defesa do Consumidor se posicionaram contra a Lei. A Anvisa viu com preocupação a aprovação dela e entende a medida como um risco para população. A endocrinologista Júlia Coutinho concorda com os riscos à saúde em caso de uso indiscriminado, mas avalia que eles também são grandes auxiliares no tratamento da obesidade. E que tudo depende da análise e do acompanhamento de um especialista.

A endocrinologista ressalta que os três medicamentos são derivados das anfetaminas e, apesar dos bons resultados na perda de peso, podem causar dependência e problemas cardiovasculares. De acordo com Júlia Coutinho, a venda dos três medicamentos necessita de um controle rígido. Ela diz que a lei traz uma série de mecanismos para restringir o uso dos remédios.

As anfetaminas são drogas sintéticas estimulantes do sistema nervoso central. Foram largamente usadas na Segunda Guerra Mundial para manter os soldados acordados e diminuíam a sensação de fome e cansaço.

Comentários