Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 inicia no dia 13 de abril
Competição já tem confirmado 18 dos 20 times que vão disputar uma vaga na série B de 2026
O Londrina já tem em mãos as datas de início das duas principais competições do ano que vem. Esta semana, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou para o dia 11 de janeiro a data da abertura oficial do Campeonato Estadual.
Durante essa semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também divulgou a data de início da série C do Campeonato Brasileiro. A competição vai começar no dia 13 de abril e se estende até o dia 26 de outubro.
Uma das grandes dúvidas era em relação ao formato da competição, visto que para 2025, uma comissão de clubes estudava pleitear na CBF uma mudança no formato, seguindo o mesmo modelo das séries A e B do Brasileiro, com 38 rodadas, em jogos de ida e volta nos pontos corridos.
A iniciativa partiu dos oito clubes do Nordeste já garantidos na edição do próximo ano: ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta, Náutico e os recém promovidos da série D Itabaiana e Retrô.
No entanto, no calendário anunciado pela entidade nacional, a série C permanece com as mesmas 27 datas. No documento que a CBF explica sobre todo o calendário, ela coloca como ponto importante do cronograma a manutenção de todos os formatos de disputa das competições que organiza, de 2024 para 2025, ou seja, dificilmente haverá uma mudança na estrutura do campeonato.
A competição deve se manter com 19 rodadas na primeira fase, com todos os times se enfrentando em turno único. Os oito melhores se classificam para a segunda fase, onde 2 quadrangulares do acesso serão formados. Os dois melhores classificados de cada quadrangular garantem vaga para a série B do ano seguinte, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série D.
Para 2025, além do Londrina, outras 17 equipes estão confirmadas na competição: ABC, Botafogo-PB, Brusque, Caxias, Confiança, CSA, Figueirense, Floresta, Grêmio Anápolis, Guarani, Itabaiana, Maringá, Náutico, Retrô, São Bernardo, Tombense e Ypiranga-RS.
Ainda faltam 2 rodadas para o fim da série B, e cinco times disputam as duas últimas vagas na zona de rebaixamento: Ituano, em 18º com 34 pontos, Ponte Preta, em 17º com 38 pontos, CRB, em 16º com 39 pontos, Chapecoense, em 15º com 41 pontos e Botafogo-SP, na 14ª posição com 42 pontos.
A diretoria do Tubarão já anunciou, através do técnico Claudinei Oliveira, que os investimentos no elenco para o Campeonato Paranaense serão mais contidos. A ideia é que a maior aplicação de recursos financeiros seja feita para a disputa da série C.
O LEC agendou para o dia 27 deste mês a data de reapresentação dos atletas que vão disputar a próxima temporada com a camisa alviceleste. A expectativa é que já na próxima semana, o clube já comece a anunciar as renovações de contratos de alguns jogadores que disputaram a série C deste ano, além de novos reforços para 2025.