QUINTA, 12/06/2025, 10:17

Secretaria de Assistência Social afirma que Londrina conta com 932 pessoas em situação de ruas

Atualmente, cidade possui apenas 290 vagas de acolhimento para a população em vulnerabilidade

A população em situação de rua em Londrina chegou ao número de 932 pessoas, segundo o último levantamento da Secretaria de Assistência Social. Porém, de acordo com documento enviado à Câmara Municipal em maio deste ano, até outubro de 2024, a cidade contava com 4115 pessoas em vulnerabilidade social.

Os dados são um levantamento do Serviço de Atenção à População em Situação de Rua (SPSR). De acordo com a Assistente Social, Josiane Nogueira, esses números são de atendimentos  feitos pela Secretaria e não de quantidade de pessoas.

Ainda de acordo com Josiane, esse levantamento de pouco mais de 4 mil pessoas tem sido usado para discussão de como serão feitas políticas públicas pensando nas pessoas que estão em Londrina e pessoas que passam por Londrina.

A rede de acolhimento de Londrina conta com 11 unidades especializadas, somando aproximadamente 290 vagas, incluindo casas de passagem, abrigos institucionais e repúblicas supervisionadas. A maioria das vagas é destinada a homens adultos, cerca de 220, enquanto mulheres adultas contam com 56 vagas. Há também estrutura específica para pessoas trans e jovens mulheres que saem de casas-lares e não possuem rede de apoio.

Atualmente, o Centro POP acolhe de 80 a 90 pessoas diariamente. Lá, os usuários têm acesso a banho, alimentação, lavagem de roupas, atendimento psicossocial, guarda de pertences, acesso ao Cadastro Único, auxílio com passagens, encaminhamentos para saúde e serviços de reintegração familiar, entre outros.

Por Paulo Andrade

Comentários