Saúde intensifica ações de prevenção e controle da Covid-19 em aldeias indígenas
O boletim do Secretaria de Estado informa que são 85 casos confirmados de indígenas no Paraná e 247 casos em investigação
Os casos de Covid-19 confirmados entre indígenas ocorreram em aldeias de 13 municípios do Paraná, entre eles situações isoladas em Londrina, com um caso, Arapongas, uma notificação, Maringá com um e Ortigueira com três casos. Entretanto, em outras regiões do Estado como em aldeia na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Oeste, ocorreu um surto com 65 indígenas infectados pelo novo coronavírus.
Para evitar que a situação se alastre, a Sesa intensificou ações de prevenção e controle da pandemia nessas comunidades. A diretora de atenção e vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, explica o trabalho é feito junto com os municípios por uma equipe multidisciplinar de saúde indígena. A secretaria disponibilizou quase 80 mil itens relacionados a equipamentos de proteção individual contra a Covid-19. São máscaras cirúrgicas, gorros, aventais, luvas, óculos e embalagens com álcool gel.
Segundo o boletim Covid-19, são 85 casos confirmados entre indígenas no Paraná desde o início da pandemia, nenhuma morte e 247 em investigações. O primeiro caso confirmado de Covid-19 de indígena foi em junho, em São Miguel do Iguaçu, com um trabalhador de frigorífico da região .
A Sesa prepara ainda a distribuição de máscaras confeccionadas em algodão, recebidas do Projeto Todos pela Saúde, para os 17 mil indígenas das aldeias do estado. Segundo dados do Distrito Sanitário, são aproximadamente 17 mil indígenas no Paraná, em 63 aldeias, distribuídas em 30 municípios paranaenses.