Prefeitura assume CEIs do HU e Campus da Uel e dobra capacidade de atendimento
A universidade irá ceder os prédios, a prefeitura os professores e duas entidades farão a gestão das unidades
A Prefeitura Municipal de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina formalizaram um termo de cooperação para manutenção dos dois Centros de Educação Infantil da Uel, no Campus e no Hospital Universitário. A assinatura foi durante solenidade na última sexta-feira (16). A universidade irá ceder a infraestrutura dos prédios e o município, os professores.
A prefeitura irá repassar R$ 2 milhões por mês para as instituições que venceram o chamamento público: a Associação Alaíde Fausto de Souza assume a unidade do Campus e o Instituto Pé Vermelho, a unidade do HU. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Thereza Paschoal de Moraes, as duas entidades já atuam em parceria com o município na gestão de outros centros de educação infantil.
O termo de cooperação foi debatido por 7 anos e envolveu as procuradorias jurídicas da Uel e do município. A intenção era encontrar um modelo de parceria pública que pudesse evitar o fechamento das unidades, porque a universidade não tinha condições de repor o quadro de professores. De acordo com a reitora da Uel, Marta Favaro, os projetos acadêmicos desenvolvidos dentro das CEIs serão mantidos, como estágios obrigatórios e atividades vinculadas aos cursos de Licenciatura da universidade.
A capacidade de atendimento de cada unidade irá passar para 108 crianças, um total de 216. Atualmente, cerca de 100 alunos frequentam os dois CEIs. A secretária municipal de educação explicou que metade das vagas será direcionada ao público ligado à universidade: filhos de professores, estudantes e servidores.
O Sebec - Serviço de Bem-Estar à Comunidade recebe inscrições do público ligado à Uel até o dia 8 de janeiro. O restante das vagas será preenchido pela Secretaria Municipal de Educação. Os interessados já podem procurar a Central de Vagas.