SEGUNDA, 22/06/2020, 18:44

Falta de anestésicos para entubar pacientes da Covid-19 preocupa autoridades da área da saúde

Em Londrina, rede pública suspendeu cirurgias eletivas para priorizar atendimento aos casos graves da doença, mas hospitais particulares dizem que, por enquanto, problema não atinge as unidades.

Um dos últimos alertas emitidos pelo Conselho Regional de Medicina sobre a situação da COVID-19 no estado foi em relação às cirurgias eletivas. A orientação é para que, dentro do possível, elas sejam suspensas. A medida é uma alternativa para deixar o máximo de leitos livres para o tratamento de pacientes com a doença. Mas, os médicos alertam que a suspensão deve levar em conta o quadro de saúde de cada um.

Nesse momento, uma das principais preocupações é em relação aos anestésicos, item fundamental para as cirurgias, em geral, e para o tratamento da Covid-19, já que são usados no processo de intubação dos pacientes. O problema já ocorre em hospitais de todo o país e as autoridades já falam em requisição administrativa do produto para os fornecedores.

A chamada requisição administrativa está prevista na Constituição e estabelece a possibilidade de “autoridade competente”, em casos de iminente perigo público, utilizar uma propriedade ou produto particular, fazendo uma espécie de confisco, com o devido pagamento posterior.

Em entrevista à diretora de jornalismo da CBN Londrina, Raquel Rodrigues, nesta segunda-feira, a chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, afirmou que o estoque de anestésicos no HU, por exemplo, referência para a Covid-19 aqui na região, é suficiente para 90 dias e que, por conta das restrições de compra do produto no mercado nacional, as cirurgias eletivas não estão sendo realizadas na rede pública de saúde.

No Hospital Evangélico, a assessoria da unidade informou que os anestésicos são hoje “um ponto de atenção”. Segundo o HE, existem alternativas que estão sendo utilizadas para não prejudicar os tratamentos.

Já no Hospital do Coração, maior unidade particular de Londrina, fomos informados de que não tem havido dificuldade na compra dos anestésicos e que as entregas estão ocorrendo com regularidade, de acordo com as solicitações feitas. O Hospital do Coração informou ainda uma queda acentuada no número de cirurgias eletivas nas últimas semanas.

Na Santa Casa de Londrina, que tem três unidades na cidade, o Hospital Santa Casa, o Mater Dei e o Hospital Infantil, a situação, segundo a assessoria da ISCAL, ainda não compromete o atendimento, mas não deu detalhes sobre a quantidade de anestésicos em estoque, e informou também que as cirurgias eletivas já estavam suspensas por conta da Cpovid-19.

Comentários