Conselheiro de Saúde é afastado do cargo por recomendação do Ministério Público
Segundo promotora, o parentesco dele com o dono das clínicas psiquiátricas investigadas atrapalha as apurações dos fatos.
O Conselho Municipal de Saúde afastou o conselheiro Cícero Cipriano Pinto. Segundo o Ministério Público (MP), ele tem parentesco com Paulo Nicolau, dono e diretor da Clínica Psiquiátrica investigada por irregularidades em prontuários médicos e cuidados com os pacientes. De acordo com a promotora Suzana de Lacerda, a presença dele no Conselho atrapalha as investigações.
O Conselho acompanha o caso e foi, inclusive, quem recebeu o relatório do MP com as observações sobre as possíveis irregularidades. O assunto foi debatido em reuniões. A investigação às clínicas começou em fevereiro, depois que os donos foram afastados dor cargos. Em maio, os diretores, médicos, enfermeiros, funcionários de duas clínicas psiquiátricas foram denunciados pelo Ministério Público. No total, foram 37 pessoas denunciadas, sendo que 32 delas, segundo a promotoria, são suspeitas de organização criminosa. O grupo também responde pelos crimes de maus-tratos, cárcere privado, peculato, falsidade ideológica, lesão corporal, estupro de vulnerável, abandono de incapaz e exercício irregular da medicina.