Campanha para conscientização do homem para cuidados com a saúde vai até empresas
O Novembro Azul é um alerta contra o câncer de próstata e a outras doenças que podem ser tratadas e curadas se diagnosticada de forma precoce.
Durante todo o mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde quer chamar a atenção para a saúde do homem, é o Novembro Azul. A campanha é nacional, mas a prefeitura de Londrina busca conscientizar o homem a buscar atendimento por meio das Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com a coordenadora da saúde do homem da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Marques, profissionais de saúde vão até empresas promover palestras de orientação para que homens procurem as unidades de saúde e façam exames de rotina.
Umas das doenças que causa morte e se descoberta precocemente tem tratamento e cura é o câncer de próstata. Os homens devem fazer o exame preventivo a partir dos 45 anos de idade.
Mas Juliana ressalta que a intenção da campanha desse ano é a saúde em geral do homem.
De acordo com dados do Laboratório de análises Clínicas de Londrina – Centrolab de janeiro até agora mais de 18,3 mil exames de próstata foram realizados na cidade. No ano passado eram 22 mil, sendo que 2 mil foram realizados durante o mês de novembro.